Autoestima
- Patrícia Buranello
- 21 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A autoestima é o que cada um sente por si mesmo, ou seja, o quanto se valoriza ou se desvaloriza em determinadas situações.
Ter uma boa autoestima é muito importante para o equilíbrio de qualquer pessoa, no que se refere ao âmbito biopsicossocial.

Os primeiros anos de vida de qualquer criança, influenciarão na maneira de lidar com sua autoestima, pois são suas experiências nesta fase da vida, que lhe tornaram um adulto seguro de seus próprios atos e comportamentos.
A auto aceitação e a autoconfiança, são essenciais para uma autoestima elevada, assim como o bom convívio social, com os amigos e familiares, pois dessa maneira o indivíduo reconhece seu valor e o valor dos que estão ao seu redor, tornando assim o ambiente saudável a todos; porém acima de tudo a autoestima está ligada a ficar atento aos próprios sentimentos, emoções, necessidades corporais e psíquicas; respeitar-se e ser amoroso consigo mesmo, enfim amar-se e cuidar-se.
Quando a pessoa possui uma boa autoestima sente-se mais segura para lidar com situações conflituosas.
Segue uma lista de dez atitudes que podem lhe ajudar a ter uma boa autoestima:
1- Elimine culpa: não sinta-se culpado por tudo, elimine esse sentimento e procure novas maneiras de resolver os problemas.
2- Não se compare com os outros: você é único e tem suas qualidades e dificuldades a serem superadas, como qualquer outra pessoa.
3- Não generalize suas experiências: não é porque errou uma vez que irá cometer o mesmo erro novamente, reflita sem se culpar e tente fazer o melhor que puder novamente.
4- Confie em si mesmo: não espere o reconhecimento de outras pessoas, acredite no seu potencial e siga em frente.
5- Seja mais compreensivo com suas falhas: não deixe que um erro cometido faça com que você desanime e deixe seus sonhos para trás.
6- Entenda o que é bom para você: sempre que desanimar e sentir que sua autoestima está diminuindo, procure fazer algo que te anime e te motive a continuar acreditando em você.
7- Seja sincero consigo mesmo: mentir sempre é prejudicial em qualquer circunstância, seja sincero com você mesmo, com suas habilidades e dificuldades, ou seja, não se envaideça com o que tem de melhor, mas também não se entregue a as suas fragilidades, encontre um equilíbrio entre elas.
8- Agradeça sempre: seja grato a tudo que tem, isso ajuda muito a irradiar boas energias para você e para quem está o seu redor.
9- Comemore suas vitórias: quando algo de bom de acontecer comemore, pois isto ajudará no equilíbrio de sua mente e de seu corpo.
10- Viva o hoje: o agora é o que importa, o que ficou no passado já foi, pensar só no futuro gera ansiedade, então viver no presente é o melhor presente que você pode dar a si mesmo.
Enfim tudo se resume a AMAR-SE e RESPEITAR o seu próximo, fazendo esse exercício diariamente sua vida será mais leve e sua auto-estima será positiva.
Patrícia Buranello da Silva
Psicóloga e Arteterapeuta
CRP 06/59.222
(11)98573 7133
Comments